segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Curiosidades ;D


Curiosidades sobre a ginástica rítmica


*A ginástica rítmica é, assim como o softbol, umas das poucas modalidades olímpicas em que a disputa é restrita às mulheres.


*Na primeira competição de ginástica rítmica das Olimpíadas, em 1984, existia uma regra que proibia a atleta de deixar as alças do sutiã aparecerem. Caso isso acontecesse, elas perderiam pontos. A norma foi abolida logo nos Jogos seguintes, em 1988, em Seul, na Coréia do Sul.

*A maior vencedora da história do esporte é a russa Alexandra Timoshenko, que ganhou dois ouros olímpicos: em 1988, em Seul, na Coréia do Sul, e em 1992, em Barcelona, na Espanha. A Rússia, aliás, é dona da maior hegemonia do esporte. Desde quando a competição por equipes começou a ser disputada em Olimpíadas, em 1996, nos Estados Unidos, o país subiu no lugar mais alto no pódio em duas ocasiões (de três no total): no ano 2000, em Sydney, na Austrália, e em 2004, em Atenas, na Grécia.

*Apesar de ter ficado apenas na oitava posição geral nas Olimpíadas de 2004, em Atenas, na Grécia, a seleção brasileira de ginástica rítmica chamou a atenção do público, que aplaudiu de pé a apresentação, no principal feito da história do esporte até hoje.

Um comentário: