segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Regras da Ginástica Rítmica


Regras da ginástica rítmica


A ginástica rítmica é disputada somente por mulheres. As competições ocorrem em dois formatos: individual e por equipe.
A disputa individual tem 24 atletas. As competidoras se apresentam com os acessórios e são dadas notas para cada apresentação. Ao final, as notas são somadas e a que somar mais pontos é a vencedora.
Já na disputa por equipes, cinco ginastas se apresentam duas vezes. Na primeira, o acessório é uma corda, e, na segunda, dois arcos e duas maças.
Crédito: Raquel Boari/MBPressA apresentação é feita em um tapume de 13 x 13 m e os movimentos devem ser acompanhados de música. A dança deve se encerrar junto com a música, e o tempo de apresentação varia entre 75 e 90 segundos.
Os acessórios usados em Pequim serão quatro: a corda, o arco, a fita e as maças.
A corda exige agilidade e habilidade da competidora. O tamanho varia de acordo com a ginasta e os movimentos incluem balanços, rotações, movimentos em “oito”, arremessos e capturas da corda.
O arco deve ter entre 80 e 90 cm de diâmetro e o peso deve ser de, no mínimo, 300 g. As apresentações incluem balanços, rolos, lançamento, captura, incursões e rotações no chão.
As maças devem ter entre 40 e 50 cm e pesar cerca 150 g. Os movimentos incluem balanços, círculos, moinhos, lançamentos, capturas e batidas rítmicas.
A fita é feita de cetim e tem uma vareta de cerca de 60 cm de comprimento. O tamanho é de cerca de 6 metros de comprimento e cerca de 5 cm de largura. O peso é de cerca de 35 g. As apresentações incluem espiral, balanços, lançamentos, captura e movimentos em oito.

Um comentário: